Uma advogada e uma psicóloga explicam os aspectos jurídicos, emocionais e sociais ligados ao tema.
O programa Artigo 5º, da TV Justiça, aborda o uso dos contratos de namoro no Brasil, que registrou um aumento significativo em 2023. A advogada Marcela Furst e a psicóloga Andrea Chaves discutem os motivos que levam os casais a formalizar seus relacionamentos por meio de contratos, os cuidados necessários na elaboração do documento e as diferenças entre namoro e união estável. Além disso, serão debatidos os aspectos emocionais e sociais relacionados a essa prática numa conversa leve e esclarecedora sobre amor, precaução e direitos.
O Artigo 5º vai ao ar às segundas, às 19h, no canal 1, em Brasília, ou reveja na playlist do programa no nosso canal do YouTube.
Confira também:
Saber Direito – 6 a 10/1/25, às 8h
No Saber Direito desta semana, Túlio Silveira apresenta um curso sobre a implementação da inteligência artificial na advocacia e nos tribunais. O professor aborda os desafios éticos e legais, a eficiência, as tendências e as perspectivas para essa ferramenta no universo jurídico. De segunda a sexta, às 8h, na programação da TV Justiça.
Repórter Justiça – 8/1/25, às 12h30
O Repórter Justiça mostra que mais de 300 mil brasileiros vivem em situação de rua, de acordo com levantamento do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas – quase 60 mil a mais do que registrado em 2023. O Distrito Federal tem a maior taxa proporcional, com três pessoas em situação de rua para cada mil habitantes. O programa vai ao ar na quarta, às 12h30, na programação da TV Justiça.
Documentário – 10/1/25, às 12h30.
“Judicialização da Saúde” é tema do Documentário da TV Justiça. Saúde é um dos direitos sociais que o Estado tem o dever de garantir a todos. No Brasil, a legislação prevê o acesso universal, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Muitas pessoas optam por planos particulares para ter uma garantia extra, mas são comuns as negativas de acesso a tratamentos e medicações, levando-as a buscar seus direitos na Justiça. Essa edição vai ao ar na sexta, às 12h30, na programação da TV Justiça.
Fonte: STF
Comments